Regulagem - MOTOR GASOLINA
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Regulagem - MOTOR GASOLINA
Pessoal,
Percebi que alguns não conhecem (como eu) a regulagem dos motores a gasolina para os aeros. Então ... tomei a iniciativa de criar este POST com o objetivo de reunirmos os conhecimentos quanto ao tema.
Estou tentando regular um motor DLE 30 devido ao fato de no ultimo voo ele ter falhado no ar.
Bem ... pelo que li em forúns e tambem alguns aeromodelistas na pista comentando... o sintoma "motor pipocando no ar" (durante o voo) pode significar a agulha da alta um pouco aberta.
Percebi que quando acelerava o DLE 30 e ele chegava em uma rotação razoável ele falhava um pouco então fechei a agulha da alta um pouco. A consequencia foi que na alta rotação ele não falha mais (pelo menos no chão - sem estar em pleno voo), porém quando chega a uma rotação menor (não a baixa total, mas perto dela) ele dá uma leve falhada e balança um pouco. Será que tenho que fechar mais um pouco a alta ou a baixa está influenciando?
Vou dá uma pesquisada mais e qualquer novidade posto aqui ... seria interessante que alguem possuindo conhecimentos ou experiências a respeito tambem ajudasse.
Fico no aguardo e vamos às pesquisas!!!
att.:
Itamar Porangaba
Percebi que alguns não conhecem (como eu) a regulagem dos motores a gasolina para os aeros. Então ... tomei a iniciativa de criar este POST com o objetivo de reunirmos os conhecimentos quanto ao tema.
Estou tentando regular um motor DLE 30 devido ao fato de no ultimo voo ele ter falhado no ar.
Bem ... pelo que li em forúns e tambem alguns aeromodelistas na pista comentando... o sintoma "motor pipocando no ar" (durante o voo) pode significar a agulha da alta um pouco aberta.
Percebi que quando acelerava o DLE 30 e ele chegava em uma rotação razoável ele falhava um pouco então fechei a agulha da alta um pouco. A consequencia foi que na alta rotação ele não falha mais (pelo menos no chão - sem estar em pleno voo), porém quando chega a uma rotação menor (não a baixa total, mas perto dela) ele dá uma leve falhada e balança um pouco. Será que tenho que fechar mais um pouco a alta ou a baixa está influenciando?
Vou dá uma pesquisada mais e qualquer novidade posto aqui ... seria interessante que alguem possuindo conhecimentos ou experiências a respeito tambem ajudasse.
Fico no aguardo e vamos às pesquisas!!!
att.:
Itamar Porangaba
Itamar Porangaba- Mensagens : 2
Idade : 38
Localização : Maceió
Regulagem - MOTORES A GASOLINA - aero
Bem pessoal...
No grupo do aeroclube (googlegroups) quando o pessoal soube da minha dúvida, nosso amigo e experiente Ricardo "Sapinho" disponibilizou uma informação importante (macete) para a regulagem de motores a gasolina (tipo DLE 30).
O fato é que quando o motor estiver pipocando (falhando) com "estique" do rádio localizado em menos da metade deveremos fechar mais a agulha da baixa ... e quando o "estique" estiver acima da metade e o motor pipocando deveremos fechar mais a agulha da alta.
Realmente esta dica é verdadeira pois tomei como referência o macete e deu certo ... o motor só pipocou um pouquinho na rotação baixa lá em cima (durante o voo), mas fechando um cabelinho de sapo a agulha da baixa está acertado.
Só não pude testar novamente porque nosso piloto não foi bem sucedido no pouso (hehehe).
Qualquer novidade posto novamente as recentes descobertas ... informação e conhecimento são para todos .. vamos compartilhar pessoal.
Ps.: Ninguem utilizou o forum para postar seus conhecimentos.
Valeu sapinho pela dica!
Att.:
Itamar Porangaba
No grupo do aeroclube (googlegroups) quando o pessoal soube da minha dúvida, nosso amigo e experiente Ricardo "Sapinho" disponibilizou uma informação importante (macete) para a regulagem de motores a gasolina (tipo DLE 30).
O fato é que quando o motor estiver pipocando (falhando) com "estique" do rádio localizado em menos da metade deveremos fechar mais a agulha da baixa ... e quando o "estique" estiver acima da metade e o motor pipocando deveremos fechar mais a agulha da alta.
Realmente esta dica é verdadeira pois tomei como referência o macete e deu certo ... o motor só pipocou um pouquinho na rotação baixa lá em cima (durante o voo), mas fechando um cabelinho de sapo a agulha da baixa está acertado.
Só não pude testar novamente porque nosso piloto não foi bem sucedido no pouso (hehehe).
Qualquer novidade posto novamente as recentes descobertas ... informação e conhecimento são para todos .. vamos compartilhar pessoal.
Ps.: Ninguem utilizou o forum para postar seus conhecimentos.
Valeu sapinho pela dica!
Att.:
Itamar Porangaba
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