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Conhecendo melhor as Velas

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Mensagem  robsonbarbosa em Qui Mar 17, 2011 11:34 pm

Um dos ítens mais importantes para a performance do seu automodelo talvez seja aquele com que a maioria dos modelistas menos se preocupa: as velas!

Conhecidas também como plugs ou glow plugs as velas são o elemento responsável por proporcionar a perfeita queima do combustível dentro do motor do seu modelo, quer seja ele um carro, um avião, um barco, um helicóptero ou qualquer outro modelo com motor a explosão. Para os modelistas profissionais a escolha da vela correta - considerando-se as condições ambientais (temperatura, umidade), tipo de combustível (percentual de nitrometano e/ou óleo na fórmula) e desempenho desejado - é um fator extremamente importante e que pode contribuir para a vitória ou para a derrota de um piloto.


Vamos às explicações:

As velas subdividem-se, basicamente em 4 tipos: velas quentes (ou HOT) e velas frias (ou COLD) com uma ampla gama de modelos intermediários entre estas duas faixas. Há também as velas para uso na superfície (SURFACE) - terra ou água - e para uso no ar (AIR) - aviões, helicópteros, etc.

Superfície :

• P8 (OSMG 2698): fria o suficiente para suportar o maior "calor". Para uso em motores "turbo";
• R5 (OSMG 2694): vela para competição, tão durável que pode suportar misturas muito pobres com alta percentagem de nitro e altas rotações, típicas dos modelos 1/8 de competição;
• A5 (OSMG 2693): um pouco mais "fria" que a # 8, ideal para o constante acelera/freia dos modelos 1/10 e 1/8 de competição;
• P-7 (OSMG 2695): vela para uso em qualquer época do ano, tipo "média" (nem fria nem quente) para motores "turbo";
• # 8 (OSMG 2691): vela "média-quente" para uso em competições de modelos 1/8 e para a maioria dos motores .12 a .21 de carros, barcos/lanchas e Monster/Stadium Trucks;
• P-6 (OSMG 2696): uma escolha "quente" para todos os motores "turbo" de .12 a .21;
• LC3 (OSMG 2700): uma vela especialmente criada para os motores Traxxas TRX 2.5 que utilizam o "cachimbo" (fio na cor azul claro) para aquecer a vela durante a partida com o EZ-Start. Ideal também para outros motores de automodelos 1/10 off-road;
• A3 (OSMG 2690): vela "quente" com a maior vida útil e menor custo que qualquer outra produzida pela O.S. Ideal para iniciantes no hobby e para motores .12 a .15 durante o amaciamento;
• P3 (OSMG 2699): modelo "ultra-quente" para uso com o motor O.S 18TZ e outros motores tipo "turbo".


Ar :

• RE (OSMG 2688): criada especialmente para o motor rotativo ((edited)kel) P-49 da O.S com deslocamento volumétrico de .30 cc;
• F (OSMG 2692): vela para motores multi-cilindricos de 4 tempos, projetada para longa vida útil;
• A5 (OSMG 2693): vela do tipo "média-fria", ideal para motores .60 ou maiores;
• # 8 (OSMG 2691): vela "média-quente" para a maioria dos motores 2 tempos. A favorita dos modelistas que pilotam suas máquinas nos ares!;
• P-6 (OSMG 2696): uma escolha "quente" para todos os motores "turbo" de .12 a .21;
• A3 (OSMG 2690): vela "quente" com grande vida útil para uso em motores 2 tempos até .60.
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Mensagem  igorbayle em Sex Mar 18, 2011 8:50 am

Só incluindo mais algumas informações a respeito das velas:

Vela fria
Com uma vela mais fria o motor não queimará totalmente a mistura que esta sobre a cabeça do pistão, com isso temos uma temperatura de queima menor e consequentemente uma temperatura operacional menor, ou seja com vela mais fria você terá mais facilidade em baixar a temperatura do motor.

Vela quente
Em dias frios e úmidos e ao colocarmos uma vela mais quente, o motor conseguira queimar uma mistura maior de combustível gerando uma temperatura de queima maior e consequentemente queima a umidade absorvida pelo metanol.
Os motores de RC são extremamentes sensíveis a mudanças bruscas de temperaturas ambientes, sendo necessario ficar atento a estas mudanças.

Traçados com muitas curvas, nos quais os o regime de rotação sejam menores, velas quentes são melhores. Em traçados com muitas retas ou de alta velocidade, onde o motor permance muito tempo em alta rotação, velas frias são mais adequadas.
Por fim, podemos dizer que velas quentes permitem uma melhor marcha lenta e aceleração.
Velas frias oferecem maior potência e podem aumentar a performance, mas tornam o ajuste do motor um pouco mais difícil. (Fonte NitroModelismo)

Abraço

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